quinta-feira, 25 de junho de 2026

Preso segundo suspeito de envolvimento em roubo, sequestro e triplo homicídio de crediaristas

 

O crime aconteceu no dia 10 de abril deste ano e teve como vítimas Francisco Edmar Gino da Silva, Roberto Moreira de Aquino e Bruno Pinheiro Alves.

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na quarta-feira (24), um homem de 25 anos apontado como um dos participantes do roubo, sequestro e triplo homicídio de três crediaristas, em Santa Inês, a 252 km de São Luís. Segundo as investigações, o suspeito fazia parte do grupo responsável pela execução do crime.

O crime aconteceu no dia 10 de abril, quando criminosos armados invadiram uma casa em Lago da Pedra, renderam os três crediaristas, de 42, 39 e 27 anos, e roubaram objetos de valor e dinheiro. Em seguida, levaram as vítimas para uma estrada vicinal de Santa Inês, onde elas foram assassinadas.

As vítimas foram identificadas como Francisco Edmar Gino da Silva, Roberto Moreira de Aquino e Bruno Pinheiro Alves.

Contra o suspeito havia um mandado de prisão temporária, que foi cumprido após ele se apresentar na sede da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Santa Inês, acompanhado de um advogado. Depois da prisão, equipes policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão relacionados ao caso.

Em depoimento, o homem confessou participação no crime. Para a DHPP de Santa Inês, a declaração reforça as informações já reunidas sobre a atuação dos integrantes do grupo.

Um dos suspeitos já havia sido preso pela Polícia Civil em maio, em São Luís. O homem, de 23 anos, é apontado como responsável pela logística da ação e teria conduzido o veículo usado na chegada dos executores. Segundo a polícia, ele confessou participação no crime e informou nomes de outros envolvidos.

Com base nas informações repassadas e em novas diligências, a polícia identificou outros suspeitos. Um deles, também de 23 anos, morreu no dia 27 de maio, em Santa Luzia, após confronto com a Polícia Militar durante uma ocorrência relacionada a um assalto.

Outro investigado, de 21 anos, considerado pela polícia como chefe operacional do grupo, permanece foragido. A investigação indica que ele teria coordenado a ação e feito contato com o possível mandante ou articulador do crime. A identidade dessa pessoa ainda é apurada.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam para prender o suspeito que está foragido e identificar outras pessoas que possam ter participado do planejamento, financiamento ou apoio à ação criminosa.

Relembre o crime

O crime teve início em Lago da Pedra, na manhã de 10 de abril deste ano, quando criminosos invadiram uma casa em Lago da Pedra, onde um grupo de crediaristas ambulantes do Rio Grande do Norte estava hospedado. Eles atuavam vendendo produtos em diferentes residências da região.

De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), havia sete adultos e duas crianças na casa. Os bandidos agrediram as vítimas, roubaram objetos e celulares, e exigiram transferências bancárias via Pix, no valor de aproximadamente R$ 24 mil. Além disso, eles retiraram as câmeras de segurança da casa.

Três homens foram sequestrados. Quem permaneceu no local contou à polícia que, antes do sequestro, houve uma ligação por vídeo, onde alguém orientou os criminosos sobre quem deveria ser levado e pediu que as vítimas não fossem mortas na casa.

No final da manhã do mesmo dia, os três homens sequestrados foram encontrados mortos em Santa Inês, em uma estrada de terra no loteamento Colina Park. Um motorista de caminhão, que passava pela região, ouviu os tiros e correu para o mato.

As vítimas foram identificadas como Francisco Edmar Gino da Silva, Roberto Moreira de Aquino e Bruno Pinheiro Alves. A caminhonete usada no sequestro, que pertencia a uma das vítimas, foi deixada no local.

A investigação apontou que o crime foi planejado e que cada integrante do grupo tinha uma função definida. Segundo a polícia, os criminosos chegaram ao imóvel em um veículo vermelho e utilizaram a caminhonete das vítimas no deslocamento até o local da execução.

Após o crime, os envolvidos abandonaram a caminhonete depois que o sistema de rastreamento bloqueou o veículo. Em seguida, fugiram e se dividiram.

Por G1 MA 

Viatura da Polícia Penal capota e atinge casa às margens da MA-106 em Bequimão

 

Na viatura estavam quatro servidores e um interno. Três dos servidores sofreram apenas escoriações leves. Já o quarto servidor e o interno tiveram ferimentos mais graves e foram hospitalizados.

Uma viatura da Força Pronto Emprego (FPE) da Polícia Penal do Maranhão se envolveu em um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira (24), na MA-106, na altura do povoado Barroso, zona rural de Bequimão, na Baixada Maranhense.

Segundo informações preliminares, o veículo saiu da pista, capotou e atingiu uma residência localizada às margens da rodovia. As circunstâncias que provocaram o acidente ainda não foram informadas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), na viatura estavam quatro servidores e um interno. Três dos servidores sofreram apenas escoriações leves.

Já o quarto servidor e o interno foram encaminhados ao Hospital Macrorregional de Pinheiro, onde receberam atendimento médico e passaram por avaliação.

O acidente aconteceu na região conhecida como Estrada do Cujupe, dentro do perímetro urbano de Bequimão. Equipes da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Saúde e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para prestar socorro às vítimas e realizar o resgate.

Moradores que acompanharam a ocorrência relataram que alguns ocupantes conseguiram deixar o veículo andando. Informações iniciais também apontam que um dos policiais penais teria sofrido ferimentos mais graves.

Em nota, a Seap informou que não houve tentativa de resgate de preso nem fuga. Segundo a Secretaria, a ocorrência foi um acidente automobilístico e o estado de saúde dos envolvidos segue sendo acompanhado.

Por G1 MA 

PM é preso em operação que apura desvio e venda ilegal de armas

 

Segundo a investigação, armas que deveriam ser apresentadas regularmente às autoridades competentes estariam sendo desviadas e reinseridas no meio criminoso.

Um policial militar foi preso em flagrante, na manhã desta quarta-feira (24), durante uma operação da Polícia Civil do Maranhão em São Domingos do Maranhão.

A ação investiga o suposto desvio de armas de fogo apreendidas por agentes de segurança pública e a comercialização ilegal do armamento para criminosos da cidade e de municípios vizinhos.

Segundo a investigação, armas que deveriam ser apresentadas regularmente às autoridades competentes estariam sendo desviadas e reinseridas no meio criminoso.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais, o policial militar foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Com ele, os agentes apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros.

Além da prisão, a operação resultou na apreensão de outras duas pistolas e de diversas munições dos calibres 9 milímetros, .380, 12 e 25. Todo o material recolhido será submetido à perícia e incorporado aos elementos de informação já reunidos no procedimento investigatório.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o policial foi encaminhado ao Batalhão da Polícia Militar em Presidente Dutra, onde permanecerá à disposição da Justiça para os procedimentos legais.

As investigações terão continuidade para identificar todos os envolvidos, esclarecer os fatos e responsabilizar criminalmente os suspeitos.

A operação foi coordenada por equipes da Delegacia de Polícia de São Domingos do Maranhão e da Delegacia Regional de Presidente Dutra.

Por G1 MA 

Idosa de 79 anos é resgatada em situação de abandono e desnutrição

 

Uma neta da idosa era a responsável pelos cuidados da avó e havia deixado o local havia pelo menos dois dias. Ela foi presa suspeita de abandono.

Uma idosa de 79 anos foi resgatada pela Polícia Militar após uma denúncia anônima em Balsas, no sul do Maranhão. A vítima foi encontrada em casa em estado de desnutrição e bastante debilitada.

A idosa foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebe cuidados médicos e acompanhamento psicológico.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, uma neta da idosa era a responsável pelos cuidados da avó e havia deixado o local havia pelo menos dois dias. Ela foi presa e levada para a Delegacia Especial da Mulher de Balsas, onde prestou depoimento.

A polícia informou que investiga o caso e busca outros familiares para entender o contexto da situação. A delegada Ana Maria Barbat, titular da Delegacia da Mulher de Balsas, afirmou que já há elementos que indicam a ocorrência de crime.

“Conversamos com a rede de saúde, que prestou os primeiros atendimentos a ela. Estamos tentando localizar a família, os demais familiares para conseguir entender todo o contexto, mas nós já temos prova de materialidade do crime, através das graves lesões que essa idosa foi encontrada. Além de fortes indícios de autoria, que era a pessoa ou familiar com quem essa idosa morava”, explicou a delegada.

Outro caso de violência contra idosa

Menos de 24 horas antes, outro caso de violência contra uma pessoa idosa foi registrado em Balsas. Um homem de 50 anos foi preso suspeito de estuprar a própria mãe, uma idosa de 66 anos.

De acordo com a investigação inicial, a vítima tem histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), condição que a torna vulnerável segundo a legislação penal.

O caso foi apresentado na Delegacia Especial da Mulher (DEM) de Balsas, onde o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. Depois disso, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, a vítima recebeu atendimento médico e foi encaminhada para ficar sob os cuidados de familiares. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso.

Por G1 MA 

Delegacia da Mulher de ITZ prende homem por crimes de abuso, ameaça e agressão física contra ex-companheira

 

A Delegacia Especializada da Mulher (DEAM) de Imperatriz, deu cumprimento a um mandado de prisão nesta quarta-feira (24) contra um homem pelos crimes de abuso, lesão corporal, ameaça, injúria e violência psicológica contra a ex-companheira. 

A prisão ocorreu na cidade de Guaraí/TO com o apoio da Polícia Civil do Tocantins. As investigações apontaram que o investigado praticava reiterados atos de violência doméstica contra a ex-companheira, incluindo agressões físicas, ameaças e outras formas de violência previstas na Lei Maria da Penha.

A prisão ocorreu durante a Operação Mulher Segura. O homem foi encaminhado à uma delegacia da região para os procedimentos legais e está à disposição da justiça aguardando a audiência de custódia

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Quatro Pessoas São Presas Por Tráfico de Drogas

 

Uma operação integrada entre as forças de segurança do Maranhão resultou na prisão de quatro pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (24), no município de Pinheiro, na região da Baixada Maranhense.

A ação, coordenada pela Polícia Civil, com apoio operacional da Polícia Militar do Maranhão, teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra alvos investigados pelo crime de tráfico de drogas.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, as equipes policiais apreenderam entorpecentes dos tipos crack e cocaína, além de uma arma de fogo, aparelhos celulares e um veículo, materiais que, segundo as investigações, podem estar relacionados à atividade criminosa.

Diante dos indícios constatados durante a operação, quatro pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

Os presos, juntamente com todo o material apreendido, foram encaminhados para a Delegacia Regional de Pinheiro, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A operação contou com a participação de equipes do NOC (Núcleo de Operações com Cães), do 10º Batalhão da Polícia Militar de Pinheiro (GOE, Força Tática e Serviço de Inteligência), da 5ª Delegacia Regional de Pinheiro, da Delegacia Regional de Cururupu, da Delegacia de Bacuri, do 1º e 2º Distritos Policiais de Pinheiro, além das delegacias de Santa Helena e São Bento.

Polícia Civil Prende Homem Investigado Por Abusar Sexualmente da Própria Mãe

Na tarde da última segunda-feira(22), um trabalho integrado entre a Polícia Militar e Polícia Civil do Maranhão resultou, na prisão em flagrante de um homem suspeito pela prática do crime de estupro de vulnerável, que teve como vítima sua própria mãe, fato ocorrido no bairro Nova Açucena, no município de Balsas. A prisão teve como base denúncias de familiares que apontavam que os abusos eram constantes.

De acordo com as informações apuradas pela Delegacia Especial da Mulher(DEM), a vítima seria uma idosa de 66 anos de idade, que possui histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que além de sofrer os abusos sexuais, também seria vítima de violência patrimonial e física.

O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e, posteriormente, encaminhado para uma unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A vítima foi submetida aos cuidados médicos necessários e, em seguida, encaminhada para ficar sob os cuidados de familiares. As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos.

A ação policial foi realizada no âmbito da Operação Mulher Segura, iniciativa voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher e à garantia do cumprimento das medidas judiciais de proteção às vítimas.

Polícia Civil Prende Mulher Por Furto de Energia

 

Em uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Energia, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro Jardim Eldorado, área nobre de São Luís. A ação teve como base uma investigação que apura o crime de furto de energia elétrica.

Segundo o Departamento de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), durante o cumprimento da ordem judicial, o perito do Instituto de Criminalística (ICRIM) constatou a existência de uma derivação clandestina, escondida na parede interna do imóvel, utilizada para desviar energia elétrica.

De acordo com as investigações, a ligação irregular alimentava quatro aparelhos de ar-condicionado da residência sem o devido registro no sistema de medição da concessionária.

Diante da constatação do crime, foi dada voz de prisão à empresária, titular da conta de energia do imóvel.

A mulher foi conduzida à sede da SEIC, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis relacionados ao caso.

A Polícia Civil reforça que o furto de energia, além de configurar crime, representa riscos à segurança da população, podendo causar sobrecarga na rede elétrica, curtos-circuitos e até incêndios.

Ao identificar ou suspeitar desse tipo de prática criminosa, a orientação é que a denúncia seja feita de forma segura e, se desejado, anônima, por meio dos canais oficiais da Polícia Civil e também da Equatorial Maranhão. As denúncias podem ser registradas pelo site www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116, com ligação gratuita.

Suspeitos de lavar dinheiro com jogos de azar e ameaçar apostadores são presos em operação em 4 estados

 

Ao todo, a polícia busca prender quatro pessoas preventivamente. Suspeitos movimentaram pelo menos R$ 11,5 milhões com o esquema.

Suspeitos de integrar um grupo criminoso que lavava dinheiro com a venda de bilhetes de jogos de azar e ameaçava apostadores são presos, na manhã desta quarta-feira (24), em uma operação conjunta da Polícia Civil do Piauí (PCPI) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Ao todo, a polícia busca prender quatro pessoas preventivamente.

A operação também cumpre 28 mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados. Desses, 16 são cumpridos em Teresina (PI). Há também mandados de prisão e busca e apreensão em Pirapora (MG), Timon (MA) e Rondon do Pará (PA). A polícia apontou que os suspeitos movimentaram pelo menos R$ 11,5 milhões.

Segundo a investigação da PCMG, o esquema da venda ilegal de bilhetes numerados dos jogos de azar, especialmente do jogo "Quer Ganhar", manipulava resultados por meio do controle das "sobras" de bilhetes não vendidos e divulgava os sorteios em plataformas digitais.

Além disso, apostadores que reivindicavam premiações obtidas nos jogos eram vítimas de ameaças e práticas de intimidação por parte dos suspeitos.

Estrutura do grupo e valores milionários

A Polícia Civil apontou indícios de que o grupo criminoso dividia tarefas, recrutava vendedores e usava pessoas físicas e jurídicas para ocultar e dissimular as quantias recebidas.

Os investigadores também identificaram movimentações financeiras milionárias incompatíveis com a renda declarada pelos investigados.

Relatórios de inteligência financeira apontaram operações atípicas que somam aproximadamente R$ 11,5 milhões, com fracionamento de valores.

Diante das provas reunidas, a polícia pediu o sequestro de cerca de R$ 1,1 milhão em bens móveis e bloqueio de ativos financeiros.

De acordo com o diretor de Operações Policiais da PCPI, delegado Tales Gomes, a operação visou enfrentar a organização criminosa com atuação interestadual e forte impacto financeiro.

“Trata-se de uma investigação complexa, que evidencia a atuação estruturada de um grupo criminoso com ramificação em diversos estados", afirmou o delegado.

Por G1 MA 

Homem é morto a tiros próximo ao Ginásio Municipal

 

Segundo a polícia, vítima foi atingida por dois tiros na cabeça; suspeitos fugiram e ainda não foram identificados.

Um homem foi morto a tiros na noite de terça-feira (23), nas proximidades do Ginásio Municipal de Viana, na Baixada Maranhense. Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), a vítima foi atingida por dois disparos na cabeça.

O crime aconteceu por volta das 23h45. Policiais que participavam de uma operação na MA-014 foram informados sobre um possível homicídio na região central da cidade e seguiram para o local.

Ao chegarem, os militares encontraram o homem ainda com sinais vitais. Testemunhas relataram que dois suspeitos efetuaram os disparos e fugiram logo após o crime.

De acordo com a PM, os autores do crime não foram identificados. Após os disparos, eles deixaram o local e tomaram rumo desconhecido. Equipes da Polícia Militar realizaram buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado ou preso até o momento.

Segundo consulta aos sistemas policiais, a vítima possuía registros relacionados a furtos qualificados mediante arrombamento de estabelecimentos comerciais em Viana. No entanto, a motivação do crime ainda é desconhecida.

Ao constatarem que o homem ainda apresentava sinais vitais, os policiais solicitaram o envio de uma ambulância do Hospital Municipal Dom Hélio Campos. Segundo o registro da ocorrência, a unidade informou que não havia equipe médica disponível naquele momento para realizar o atendimento.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Polícia encontra roças de maconha e apreende estrutura de cultivo; suspeito morre em confronto

 

Durante a Operação Herba Nefanda III, policiais localizaram quatro roças de maconha com sistema de irrigação, equipamentos para processamento da droga e uma arma. Segundo a polícia, um homem morreu após trocar tiros com as equipes durante a ação.

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizou, nesta segunda-feira (22), a Operação Herba Nefanda III, que resultou na desarticulação de uma estrutura de cultivo de maconha localizada na Reserva Bacurizinho, na zona rural de Grajaú, a 580 km de São Luís. A ação foi coordenada pela 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda.

Durante a operação, as equipes policiais foram recebidas a tiros por um homem de 47 anos. Houve confronto armado entre os agentes e o suspeito, que morreu no local. Ele era natural de Salgueiro, em Pernambuco.

Entre os materiais apreendidos estavam quatro roças de maconha com sistema de irrigação automatizado, uma prensa hidráulica e um macaco hidráulico utilizados no processamento da droga, além de uma grande quantidade de sementes de entorpecentes e uma espingarda do tipo "bate-bucha", que, segundo a polícia, foi utilizada durante o confronto.

Todo o material apreendido foi catalogado e encaminhado à autoridade policial para a instauração do inquérito, que vai aprofundar as investigações e buscar identificar possíveis integrantes da rede de tráfico de drogas.

Por G1 MA 

Homem é preso por violência doméstica após ameaçar companheira e danificar quarto de hotel em Imperatriz

 

Um homem foi preso por violência doméstica após ameaçar a companheira e danificar a porta de um quarto de hotel em Imperatriz. A ocorrência foi registrada na tarde deste domingo (21), após a VTR Centro Beira Rio ser acionada para atender um caso de dano ao patrimônio no estabelecimento.

Segundo informações da ocorrência, o homem havia realizado o pagamento da taxa de hospedagem e foi até o quarto onde estava sua namorada. Ele tentou entrar no local, mas foi orientado a aguardar. Inconformado, acabou forçando a entrada e provocando danos à porta do quarto. O funcionário do hotel ainda tentou intervir, orientando que ele aguardasse na recepção.

Com a chegada das equipes do Esquadrão Águia e do CPU, a vítima relatou ter se sentido ameaçada pelo namorado. Durante a abordagem, os policiais apreenderam com o suspeito uma pistola Beretta. Diante da situação, o homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a arma de fogo e as partes envolvidas, para a adoção das medidas legais cabíveis.

De acordo com a legislação brasileira, casos envolvendo ameaça, agressão ou comportamento intimidador contra a mulher podem ser enquadrados na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que prevê medidas protetivas e reforça a responsabilização em situações de violência doméstica e familiar. Além disso, a posse ou porte de arma de fogo sem autorização pode configurar crime previsto no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), com penas que variam de detenção a reclusão, além de multa, dependendo da gravidade e da situação em que a arma é encontrada.

Já o crime de dano ao patrimônio também é previsto no Código Penal Brasileiro, podendo resultar em detenção e multa, especialmente quando há destruição ou deterioração de bens de terceiros. Quando os atos estão associados a violência doméstica, as penas podem ser agravadas, e o suspeito pode ainda responder por medidas cautelares, como afastamento do lar e proibição de contato com a vítima.

Casa é invadida três vezes em 10 dias e proprietário oferece recompensa por informações em Imperatriz

 

Cansado de ser alvo constante da ação de criminosos, o proprietário de uma residência localizada na Rua Monte Castelo, no bairro Bacuri, em Imperatriz, decidiu oferecer uma recompensa para tentar identificar os responsáveis por uma série de furtos registrados no imóvel nas últimas semanas.

Segundo o morador, somente na madrugada desta segunda-feira (22), a casa foi alvo de duas invasões em um intervalo de poucas horas. Na primeira ação, os criminosos conseguiram entrar no imóvel e furtaram uma máquina de lavar carros e uma mesa de som acompanhada de microfone, causando mais prejuízos à vítima.

Como se não bastasse, após deixar o local, um dos suspeitos teria saído sem fechar o portão da residência. Cerca de duas horas depois, uma segunda pessoa aproveitou a situação para entrar na casa e furtar um botijão de gás, aumentando ainda mais a revolta do proprietário.

De acordo com o morador, essa não foi a primeira vez que a residência foi alvo dos criminosos. Cerca de dez dias antes, o imóvel já havia sido invadido e furtado, o que faz com que o número de invasões chegue a três ocorrências em um período de apenas dez dias.

A sequência de crimes tem gerado indignação não apenas para a vítima, mas também para moradores da região, que relatam preocupação com o aumento dos casos de furtos no bairro. A sensação de insegurança tem levado muitos moradores a reforçarem medidas de proteção em suas residências, como instalação de câmeras de monitoramento, cercas elétricas e sistemas de segurança.

Revoltado com a situação e buscando uma forma de identificar os responsáveis, o proprietário passou a oferecer uma recompensa de R$ 500 para quem fornecer informações que ajudem a localizar ou identificar os autores dos furtos.

Imagens de câmeras de segurança registraram a movimentação dos suspeitos durante uma das invasões e podem auxiliar nas investigações. O proprietário acredita que, com a ajuda da população, será possível chegar aos responsáveis e evitar que outras pessoas sejam vítimas de ações semelhantes.

Quem tiver qualquer informação que possa contribuir com a identificação dos suspeitos pode entrar em contato pelo telefone (99) 99214-5458.

O caso serve de alerta para moradores da cidade sobre a importância de denunciar atividades suspeitas e reforçar os cuidados com a segurança residencial, especialmente durante a madrugada, período em que a maioria das ocorrências foi registrada.