terça-feira, 23 de junho de 2026

Polícia encontra roças de maconha e apreende estrutura de cultivo; suspeito morre em confronto

 

Durante a Operação Herba Nefanda III, policiais localizaram quatro roças de maconha com sistema de irrigação, equipamentos para processamento da droga e uma arma. Segundo a polícia, um homem morreu após trocar tiros com as equipes durante a ação.

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizou, nesta segunda-feira (22), a Operação Herba Nefanda III, que resultou na desarticulação de uma estrutura de cultivo de maconha localizada na Reserva Bacurizinho, na zona rural de Grajaú, a 580 km de São Luís. A ação foi coordenada pela 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda.

Durante a operação, as equipes policiais foram recebidas a tiros por um homem de 47 anos. Houve confronto armado entre os agentes e o suspeito, que morreu no local. Ele era natural de Salgueiro, em Pernambuco.

Entre os materiais apreendidos estavam quatro roças de maconha com sistema de irrigação automatizado, uma prensa hidráulica e um macaco hidráulico utilizados no processamento da droga, além de uma grande quantidade de sementes de entorpecentes e uma espingarda do tipo "bate-bucha", que, segundo a polícia, foi utilizada durante o confronto.

Todo o material apreendido foi catalogado e encaminhado à autoridade policial para a instauração do inquérito, que vai aprofundar as investigações e buscar identificar possíveis integrantes da rede de tráfico de drogas.

Por G1 MA 

Homem é preso por violência doméstica após ameaçar companheira e danificar quarto de hotel em Imperatriz

 

Um homem foi preso por violência doméstica após ameaçar a companheira e danificar a porta de um quarto de hotel em Imperatriz. A ocorrência foi registrada na tarde deste domingo (21), após a VTR Centro Beira Rio ser acionada para atender um caso de dano ao patrimônio no estabelecimento.

Segundo informações da ocorrência, o homem havia realizado o pagamento da taxa de hospedagem e foi até o quarto onde estava sua namorada. Ele tentou entrar no local, mas foi orientado a aguardar. Inconformado, acabou forçando a entrada e provocando danos à porta do quarto. O funcionário do hotel ainda tentou intervir, orientando que ele aguardasse na recepção.

Com a chegada das equipes do Esquadrão Águia e do CPU, a vítima relatou ter se sentido ameaçada pelo namorado. Durante a abordagem, os policiais apreenderam com o suspeito uma pistola Beretta. Diante da situação, o homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a arma de fogo e as partes envolvidas, para a adoção das medidas legais cabíveis.

De acordo com a legislação brasileira, casos envolvendo ameaça, agressão ou comportamento intimidador contra a mulher podem ser enquadrados na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que prevê medidas protetivas e reforça a responsabilização em situações de violência doméstica e familiar. Além disso, a posse ou porte de arma de fogo sem autorização pode configurar crime previsto no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), com penas que variam de detenção a reclusão, além de multa, dependendo da gravidade e da situação em que a arma é encontrada.

Já o crime de dano ao patrimônio também é previsto no Código Penal Brasileiro, podendo resultar em detenção e multa, especialmente quando há destruição ou deterioração de bens de terceiros. Quando os atos estão associados a violência doméstica, as penas podem ser agravadas, e o suspeito pode ainda responder por medidas cautelares, como afastamento do lar e proibição de contato com a vítima.

Casa é invadida três vezes em 10 dias e proprietário oferece recompensa por informações em Imperatriz

 

Cansado de ser alvo constante da ação de criminosos, o proprietário de uma residência localizada na Rua Monte Castelo, no bairro Bacuri, em Imperatriz, decidiu oferecer uma recompensa para tentar identificar os responsáveis por uma série de furtos registrados no imóvel nas últimas semanas.

Segundo o morador, somente na madrugada desta segunda-feira (22), a casa foi alvo de duas invasões em um intervalo de poucas horas. Na primeira ação, os criminosos conseguiram entrar no imóvel e furtaram uma máquina de lavar carros e uma mesa de som acompanhada de microfone, causando mais prejuízos à vítima.

Como se não bastasse, após deixar o local, um dos suspeitos teria saído sem fechar o portão da residência. Cerca de duas horas depois, uma segunda pessoa aproveitou a situação para entrar na casa e furtar um botijão de gás, aumentando ainda mais a revolta do proprietário.

De acordo com o morador, essa não foi a primeira vez que a residência foi alvo dos criminosos. Cerca de dez dias antes, o imóvel já havia sido invadido e furtado, o que faz com que o número de invasões chegue a três ocorrências em um período de apenas dez dias.

A sequência de crimes tem gerado indignação não apenas para a vítima, mas também para moradores da região, que relatam preocupação com o aumento dos casos de furtos no bairro. A sensação de insegurança tem levado muitos moradores a reforçarem medidas de proteção em suas residências, como instalação de câmeras de monitoramento, cercas elétricas e sistemas de segurança.

Revoltado com a situação e buscando uma forma de identificar os responsáveis, o proprietário passou a oferecer uma recompensa de R$ 500 para quem fornecer informações que ajudem a localizar ou identificar os autores dos furtos.

Imagens de câmeras de segurança registraram a movimentação dos suspeitos durante uma das invasões e podem auxiliar nas investigações. O proprietário acredita que, com a ajuda da população, será possível chegar aos responsáveis e evitar que outras pessoas sejam vítimas de ações semelhantes.

Quem tiver qualquer informação que possa contribuir com a identificação dos suspeitos pode entrar em contato pelo telefone (99) 99214-5458.

O caso serve de alerta para moradores da cidade sobre a importância de denunciar atividades suspeitas e reforçar os cuidados com a segurança residencial, especialmente durante a madrugada, período em que a maioria das ocorrências foi registrada.

Adolescente morre após cair de boia e se afogar em açude em Balsas, no MA

Corpo da adolescente foi encontrado duas horas após o acidente. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela não usava colete salva-vidas.

Uma adolescente identificada apenas como Mailane, de 16 anos, morreu afogada enquanto tomava banho em um açude no domingo (21), na zona rural de Balsas, no sul do Maranhão. Segundo o Corpo de Bombeiros do Maranhão, ela não usava colete salva-vidas.

De acordo com os bombeiros, a adolescente estava em uma boia quando escorregou e caiu na água. O corpo foi encontrado cerca de duas horas depois, após banhistas acionarem as equipes de resgate.

Segundo o Corpo de Bombeiros, este é o terceiro caso de afogamento registrado neste mês na região sul do estado.

No fim de semana, equipes de segurança realizaram fiscalizações no Rio Balsas para orientar banhistas e reforçar as medidas de prevenção.

As ações são coordenadas a partir de um posto de comando instalado na região do Beira Rio, que acompanha a movimentação de pessoas durante esse período de maior fluxo, tanto no rio quanto em balneários e açudes da região.

A fiscalização deve ser intensificada no mês de julho, com o apoio da Marinha do Brasil. Entre as medidas previstas está o controle do tráfego de embarcações nos trechos mais movimentados do Rio Balsas.

Por G1 MA 

 

Homem é morto a tiros; a vítima foi atingida por cerca de 15 disparos

 

Segundo a Polícia Militar, vítima foi atingida por cerca de 15 disparos; suspeitos estavam em um carro e fugiram após o crime.

Um homem identificado como Diego de Jesus Viegas, de 38 anos, foi morto a tiros enquanto estava em uma motocicleta na rodovia estadual MA-310, em São Bento, na Baixada Maranhense, nessa segunda-feira (22).

Segundo a Polícia Militar, equipes realizavam rondas pelo município quando foram informadas por moradores de que um homem havia sido morto por volta das 10h30.

Os policiais foram até o local e encontraram Diego já sem sinais vitais. Conforme a polícia, a vítima apresentava aproximadamente 15 perfurações provocadas por disparos de arma de fogo, atingindo regiões como braços, pernas e a cabeça.

De acordo com o relato do pai da vítima à polícia, Diego estava em uma motocicleta quando um veículo de cor branca, com modelo e placa não identificados, se aproximou. Os ocupantes do carro efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o homem e fugiram em seguida.

Após o crime, a guarnição realizou buscas na região com o objetivo de localizar os suspeitos e o veículo utilizado na ação. Até o momento, nenhum envolvido foi encontrado. A Polícia Civil deve investigar as circunstâncias e a motivação do homicídio.

Por G1 MA 

Homem é sequestrado após ligação de ex-companheira; três suspeitos são presos e adolescente é apreendido

 

Segundo a polícia, homem teve cerca de R$ 100 mil roubados e veículos levados durante a ação; um dos veículos usados na ação foi localizado.

Três jovens foram presos, e um adolescente de 14 anos foi apreendido por suspeita de participação em um sequestro seguido de roubo ocorrido na zona rural de Buriti, no Maranhão. Segundo a polícia, o crime ocorreu após a vítima receber uma ligação de uma ex-companheira, que teria pedido ajuda para resolver um problema mecânico em um veículo.

Ainda de acordo com a polícia, um homem relatou que foi sequestrado no dia 19 de junho após receber uma ligação de uma mulher identificada como Sinara Liliane da Costa Alves, com quem já havia mantido um relacionamento amoroso.

Segundo o relato, a mulher pediu ajuda para resolver um problema mecânico em um veículo na zona rural de Buriti. Ao chegar ao local, o homem teria sido surpreendido por criminosos armados que estavam em um veículo e passou a ser agredido.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos amarraram o homem e, em seguida, roubaram o carro e utilizaram o celular dele para realizar transferências bancárias que somariam cerca de R$ 100 mil.

A polícia informou que, após o sequestro, os criminosos foram até a residência da vítima, onde teriam roubado outro veículo, um Chevrolet Cobalt, além de uma televisão, cartões bancários e chaves de veículos.

Após a ação, os suspeitos abandonaram o homem amarrado em uma área de mata e fugiram. Horas depois, ele conseguiu se soltar e acionou a Polícia Militar. Durante as buscas, os policiais receberam a informação de que um dos veículos roubados havia sido abandonado no povoado Riacho Seco. O automóvel foi localizado e devolvido ao proprietário.

Em continuidade às investigações, a Polícia Militar recebeu informações de que um veículo apontado como utilizado no apoio à ação criminosa, estaria circulando entre Buriti e o povoado Palestina.

Equipes das cidades de Buriti e Brejo localizaram o automóvel na MA-034, no povoado Palestina. Durante a abordagem, os policiais encontraram com um dos ocupantes 53 porções de substância semelhante à maconha e uma porção de substância análoga à cocaína.

No interior do veículo também foram encontrados uma munição calibre .38 intacta e documentos em nome de Sinara Liliane da Costa Alves. Segundo a polícia, o homem reconheceu o automóvel como um dos veículos utilizados pelos criminosos durante o sequestro.

Durante o interrogatório, um dos conduzidos afirmou ser companheiro de Sinara e informou que ela teria viajado para São Luís com outros envolvidos no crime. Ele também declarou que a mulher utilizava um Fiat Argo que, segundo as investigações, também teria sido usado na ação criminosa.

Os três jovens, sendo dois de 18 anos e um de 19 anos foram presos. Já o adolescente de 14 anos foi apreendido. Todos foram encaminhados à Delegacia Regional de Chapadinha para os procedimentos cabíveis.

A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar e localizar outros possíveis envolvidos no sequestro e recuperar os bens que ainda não foram encontrados.

Por G1 MA 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Dois Homicídios e Registrado em Imperatriz em Menos de 24 Horas

 

Foi identificado como Ediran Rodrigues Saraiva, de 40 anos, conhecido como “Pequeno”, a vítima do homicídio ocorrido na manhã re deste domingo (21), na Rua Duque de Caxias, no bairro Vila Lobão. Ediran foi morto com vários disparos de arma de fogo.

A vítima era mecânico e morava no bairro. O crime foi registrado por câmeras de segurança.O autor dos disparos foi preso em flagrante pela Polícia Militar. 

Com ele foram apreendidos três armas de fogo, dois revólveres e uma pistola. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Imperatriz.  

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Civil através da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso para esclarecer todas as circunstâncias do crime.

Outro caso


Foi identificado como Simon da Silva Lima, de 38 anos, o homem que foi morto na noite de ontem (22), no bairro Parque Alvorada II, em Imperatriz. Segundo investigações, ele foi morto com um disparo de arma de fogo caseira.

De acordo com o relato de testemunhas à polícia, o suspeito seria seu vizinho. Após um desentendimento, o vizinho foi até a própria residência, buscou a arma, voltou à casa de Simon e efetuou o disparo. Testemunhas ainda avistaram o acusado correndo em direção a um matagal.

A vítima possuía passagem pelo sistema prisional pelo crime de lesão corporal. Até o momento, ninguém foi preso. A polícia segue investigando o caso.

sábado, 20 de junho de 2026

Advogado é morto a tiros enquanto assistia a jogo do Brasil

 

Márcio Dominice Abreu Soares foi morto por homens armados na noite de sexta-feira (19), em Santa Luzia do Paruá. A Polícia Civil investiga a motivação do crime.

O advogado e pecuarista Márcio Dominice Abreu Soares foi morto a tiros na noite de sexta-feira (19), em uma conveniência no município de Santa Luzia do Paruá, a 370 km de São Luís. A Polícia Civil investiga o caso.

Segundo testemunhas, Márcio assistia à partida entre Brasil e Haiti, pela Copa do Mundo, quando foi surpreendido por homens armados e encapuzados que chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram diversos disparos.

A vítima foi atingida por vários tiros, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Após o crime, os suspeitos fugiram e, até o momento, não foram localizados.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em São Luís, onde passará por perícia médica.

Procurada pelo g1, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que acompanha as investigações sobre o caso e que após o crime, equipes da Polícia Militar realizaram diligências e barreiras policiais na região para tentar localizar o autor.

A SSP reafirmou ainda que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para o esclarecimento do crime e que, para não comprometer as investigações, outras informações serão divulgadas no momento oportuno.

Por meio de nota, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Kaio Saraiva, manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Márcio Dominice. Na mensagem, afirmou que a advocacia maranhense não aceitará ataques nem impunidade.

Também por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA) manifestou pesar pela morte do advogado e pediu Justiça para o caso.

Nota do presidente da OAB do Maranhão, Kaio Saraiva:

"Em nome da advocacia maranhense, me solidarizo com a família do advogado Márcio Dominice Abreu Soares, covardemente assassinado em Santa Luzia do Paruá na noite desta sexta-feira.

Antecipo que a advocacia não aceitará ataques e nem a impunidade. Exigimos providências. O crime a violência não podem imperar."

Nota da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB/MA)

"A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), manifesta profundo pesar pelo brutal assassinato do advogado Márcio Dominici Abreu Soares (OAB/MA 6433), ocorrido na noite desta sexta-feira, em Santa Luzia do Paruá. A advocacia maranhense perde um profissional cuja trajetória foi interrompida de forma covarde e inaceitável.

A OAB/MA repudia veementemente qualquer ato de violência contra advogados e reafirma que ataques dessa natureza ferem não apenas a memória do advogado, mas atingem toda a classe, afrontando o exercício pleno da advocacia e os princípios do Estado Democrático de Direito.

A OAB maranhão informa que já acionou as forças de segurança do Estado e acompanha de perto as providências já em curso. A instituição exige apuração rápida, rigorosa e transparente, bem como a imediata identificação e prisão dos responsáveis por este crime que choca a sociedade e agride a cidadania.

Solidarizamo-nos com os familiares, amigos e colegas de profissão de Márcio Dominici, reafirmando que a advocacia maranhense não se calará diante da violência e seguirá firme na defesa da justiça, da vida e da dignidade humana."

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Homem é preso por descumprir medidas protetivas e violência contra a própria mãe

 

A Polícia Civil do Maranhão (PCMA), no âmbito da Operação Virtude, cumpriu na manhã desta sexta-feira (19) dois mandados de prisão preventiva contra um homem de 38 anos investigado por descumprir medidas protetivas de urgência concedidas em favor da própria mãe, uma idosa vítima de violência doméstica no município de Santa Inês, a cerca de 247 km de São Luís.

De acordo com o delegado Antônio Sobrinho, titular da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, o primeiro mandado foi expedido no âmbito de uma ação penal que tramita na 4ª Vara da Comarca de Santa Inês, relacionada ao crime previsto no artigo 101 do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003).

Segundo as investigações, em dezembro de 2023 o suspeito descumpriu uma ordem judicial que determinava seu afastamento da residência da vítima e proibia qualquer aproximação. Na ocasião, ele foi preso em flagrante após retornar ao imóvel. Durante o andamento do processo, a prisão foi substituída por medidas cautelares diversas, mas a reincidência das condutas agressivas motivou a decretação de uma nova prisão preventiva.

Ainda de acordo com o delegado, a Justiça manteve a medida cautelar mesmo diante de questionamentos relacionados à saúde mental do investigado, que atualmente é alvo de um incidente de insanidade mental em apuração.

O segundo mandado de prisão preventiva decorre de uma ação penal autônoma em tramitação na 2ª Vara da Comarca de Santa Inês, referente ao crime de descumprimento de medida protetiva de urgência previsto no artigo 24-A da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

Os autos apontam que, em outubro de 2025, o investigado voltou a descumprir as medidas protetivas em vigor. Mesmo após obter liberdade provisória mediante cumprimento de medidas cautelares ele teria retornado a morar com a mãe, passando a perturbá-la durante a noite com ameaças e ofensas verbais. Além disso, segundo a investigação, o homem também teria subtraído objetos da residência para adquirir substâncias entorpecentes.

Diante da gravidade dos fatos e da reiteração das condutas, a Justiça determinou a nova prisão preventiva do investigado. A ação integra a Operação Virtude, iniciativa voltada ao combate à violência contra pessoas idosas e à garantia da proteção dos direitos desse público vulnerável.

Após o cumprimento dos mandados, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Câmara realiza audiência pública para apresentação das contas da SEFAZGO do 1º quadrimestre de 2026

 

Comissão de Orçamento remarca audiência após solicitar esclarecimentos sobre informações apresentadas nos relatórios fiscais

A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma audiência pública para a apresentação, por parte da Secretaria Municipal da Fazenda e Gestão Orçamentária (SEFAZGO), do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF), referentes ao 1º quadrimestre de 2026.

A audiência é realizada em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina a divulgação e avaliação do cumprimento das metas fiscais a cada quadrimestre. O artigo 52 da legislação prevê a apresentação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), conjunto de demonstrativos que fornece informações sobre a previsão e a execução do orçamento público. Já o artigo 54 trata do Relatório de Gestão Fiscal (RGF), instrumento destinado a assegurar a transparência dos gastos públicos e o cumprimento dos limites estabelecidos pela legislação fiscal.

A audiência foi conduzida pela Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC) da Câmara Municipal de Imperatriz, presidida pelo vereador Rubinho Lima (Mobiliza), tendo como vice-presidente o vereador Alcemir Costa (Podemos), como 1ª secretária a vereadora Renata Morena (PRD) e como 2º secretário o vereador Ricardo Seidel (PSD). A apresentação dos relatórios fiscais foi realizada pelos servidores da SEFAZGO, o diretor do Departamento de Contabilidade, Erick Jonas, e o contador da secretaria, Paulo Rogério.

Durante a audiência, foram apresentados dados referentes às receitas correntes, receitas de capital, receitas consolidadas e composição das receitas. Também foram detalhadas as despesas totais, despesas correntes, despesas de capital e a composição das despesas públicas. As receitas correntes compreendem arrecadações tributárias, contribuições, receitas patrimoniais, agropecuárias, industriais, de serviços e transferências recebidas de pessoas de direito público ou privado. Já as receitas de capital são provenientes da obtenção de recursos financeiros oriundos de operações de crédito, alienação de bens e outras fontes previstas em lei. Os dados apresentados estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Imperatriz.

Entre os questionamentos apresentados pelos parlamentares, o vereador Sargento Adriano (Republicanos) chamou atenção para a redução das receitas de serviços. Segundo ele, no primeiro quadrimestre de 2025 o valor registrado foi de aproximadamente R$ 21 milhões, enquanto em 2026 foram registrados cerca de R$ 58 mil. Em resposta, o contador da SEFAZGO explicou que o valor registrado anteriormente estava relacionado a um contrato firmado com a Caixa Econômica Federal para gerenciamento das contas do município, cuja renovação ocorre a cada cinco anos.

O presidente da COFC, vereador Rubinho Lima (Mobiliza), questionou os dados relacionados aos gastos com pessoal, que alcançaram o percentual de 57%, e solicitou esclarecimentos sobre as medidas que serão adotadas para adequação desses índices. O contador informou que os números apresentados decorrem da apuração da folha de pagamento e que eventuais medidas de adequação cabem à gestão. Rubinho Lima também apontou divergências entre informações constantes no relatório e dados disponibilizados no Portal da Transparência.

Os vereadores ainda destacaram preocupações relacionadas aos atrasos nos pagamentos de salários e benefícios de trabalhadores terceirizados. Outro ponto levantado pelo presidente da Câmara, vereador Adhemar Freitas Jr (MDB), foi a ausência de informações detalhadas sobre honorários sucumbenciais da Procuradoria-Geral do Município nos demonstrativos apresentados. Segundo o parlamentar, é fundamental que todos os dados sejam devidamente esclarecidos para garantir a compreensão da execução orçamentária e financeira do município.

Diante da ausência de esclarecimentos considerados necessários pela comissão e pelos vereadores presentes, a Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade decidiu remarcar a audiência pública para uma nova apresentação dos dados e esclarecimentos complementares. A Câmara Municipal de Imperatriz reafirma o compromisso com a transparência, a fiscalização dos recursos públicos e o acompanhamento da gestão fiscal do município, garantindo publicidade às informações relacionadas às receitas e despesas públicas em benefício da população imperatrizense.

Polícia civil prende homem investigado pela prática de estupro de vulnerável em desfavor de uma criança

 

A Polícia Civil, realizou, na tarde da última quarta-feira (17), uma operação no município de Vila Nova dos Martírios que resultou na prisão em flagrante de um homem investigado pela prática de estupro de vulnerável em desfavor de uma criança.

A ação teve início após comunicação realizada pelo Conselho Tutelar acerca de fatos que demandavam intervenção imediata das forças de segurança e dos órgãos de proteção à infância.

Diante da gravidade das informações recebidas, a equipe da Polícia Civil da Delegacia de Polícia Civil de São Pedro da Água Branca iniciou diligências para apurar os fatos e localizar o suspeito. Após buscas realizadas no município, o investigado foi encontrado nas proximidades do Hospital Municipal de Vila Nova dos Martírios.

Durante a operação, foram reunidos elementos informativos considerados relevantes para a apuração do caso, incluindo documentação médica relacionada ao atendimento prestado à criança no hospital municipal, encaminhamento ao IML, oitiva de testemunhas e escuta especializada.

Com base nas circunstâncias verificadas, foi efetuada a prisão em flagrante do suspeito, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São Pedro da Água Branca para a adoção das medidas legais cabíveis.

Após os procedimentos de praxe, o preso será encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Açailândia, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A prisão foi realizada no âmbito da Operação Mulher Segura, iniciativa voltada ao combate à violência contra a mulher e ao cumprimento de mandados judiciais relacionados a crimes dessa natureza.

Operação Domínio Paralelo fecha o cerco contra integrantes do Comando Vermelho

 

Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Civil do Maranhão, em ação conjunta com o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), deflagrou uma força-tarefa denominada “Operação Domínio Paralelo”, com o objetivo de desarticular um núcleo da facção criminosa Comando Vermelho, investigado por envolvimento em crimes de extorsão, domínio social estruturado e lavagem de dinheiro em São Luís.

A investigação do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MP-MA), apurou que integrantes da organização criminosa exerciam controle territorial sobre a comunidade conhecida como Península do Ipase, também chamada de Poeirão, localizada na região do Bequimão.

Segundo as investigações, moradores da área eram submetidos a cobranças compulsórias mediante intimidação e grave ameaça. Os valores arrecadados, de acordo com os levantamentos, eram recolhidos por meio de uma pessoa jurídica formalmente constituída, utilizada como instrumento para movimentação financeira ilícita.

As apurações também revelaram que a facção utilizava o domínio exercido sobre a comunidade para impor regras, constranger moradores e obter vantagens econômicas ilegais, estabelecendo uma estrutura paralela de poder sustentada pela intimidação e pelo controle social da região.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra três investigados apontados como integrantes do grupo criminoso, além de mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos alvos da investigação.

No decorrer das diligências, as equipes apreenderam aparelhos celulares, dispositivos eletrônicos, documentos e outros materiais considerados relevantes para o aprofundamento das investigações.

A “Operação Domínio Paralelo” mobilizou equipes do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), do Departamento de Combate a Crimes contra Instituições Financeiras (DCRIF) e do Grupo de Resposta Tática (GRT), reforçando a atuação integrada das forças de segurança no combate ao crime organizado no estado.

Perseguição policial termina com apreensão de mais de 20 kg de skunk e prisão de suspeito

 

Mais de 20 quilos de maconha do tipo skunk foram apreendidos e um homem foi preso na tarde desta quinta-feira (18) durante uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar do Piauí de combate ao tráfico de drogas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), a carga saiu do Pará e tinha como destino a cidade de Teresina.

De acordo com as investigações, os policiais passaram a monitorar um veículo suspeito ainda em Timon, no Maranhão. A abordagem foi realizada na região entre Timon e Caxias, mas os ocupantes do carro desobedeceram à ordem de parada e tentaram fugir, dando início a uma perseguição policial.

Durante a ação, houve troca de tiros entre os suspeitos e as equipes de segurança. Para impedir a fuga, os policiais efetuaram disparos contra os pneus do veículo. Ainda segundo a SSP-PI, foi necessária uma colisão controlada na traseira do carro para forçar a parada dos ocupantes.

Após abandonarem o automóvel, os suspeitos correram em direção a uma área de mata. Um deles foi localizado e preso em flagrante, enquanto o outro conseguiu escapar e segue sendo procurado pelas forças de segurança. Durante a vistoria no veículo, os policiais encontraram mais de 20 quilos de maconha do tipo skunk distribuídos em diversos tabletes.

As investigações apontam que a droga pertenceria a uma facção criminosa e seria utilizada para abastecer pontos de tráfico na capital piauiense. O homem preso e todo o material apreendido foram encaminhados ao Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), em Teresina, onde o caso continuará sendo investigado.

A operação contou com a participação de equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI). O suspeito poderá responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e outros delitos que vierem a ser identificados durante as investigações.