sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Modelo maranhense com Síndrome de Down se destaca por ativismo social em Imperatriz: ‘tem essa força em mim’

Isadora Hayna Matos, de 23 anos, é a primeira modelo com Síndrome de Down do município. Já não bastasse o ativismo, "Isa", como é mais conhecida, também faz sucesso pelas carreiras de modelo e atriz.

A modelo maranhense Isadora Hayna Matos, de 23 anos, tem conquistado as passarelas e os teatros de Imperatriz, município localizado a 630 km de São Luís. Primeira modelo com Síndrome de Down da cidade, “Isa”, como é mais conhecida, também se destaca pelo ativismo social.

No início da pandemia da Covid-19, ela estampou uma campanha que cobrava a vacinação prioritária de pessoas com Síndrome de Down no município. A luta da modelo, que chegou a ser discutida na Câmara de Vereadores de Imperatriz, gerou resultado: a imunização foi garantida para seu público, e Isa foi a primeira a tomar a dose.

“Ela foi o rosto que estampou a campanha para a notificação das pessoas com Síndrome de Down em Imperatriz e depois foi o rosto na luta pela vacina, que demorou um pouco a ser liberada pelo município de Imperatriz. Outras pessoas com Síndrome de Down também apareceram na campanha, nós realmente nos unimos”, disse Samanta Matos, mãe de Isa.


Além disso, Isa é a “cara” do CromosSOMOS +, coletivo que oferece apoio às pessoas com Síndrome Down em Imperatriz. Fundado pela família da modelo, o coletivo realiza lives, palestras e oferece atendimento profissional às famílias.

 “Há alguns anos atrás, nós fundamos um coletivo em Imperatriz, que se chama CromosSOMOS + e que possivelmente vai virar uma ONG ou associação. Ele trabalha com todo esse apoio que a gente pode dar pra essa pessoa com Síndrome de Down”, afirma Samanta.

Carreiras de modelo e atriz

Já não bastasse o ativismo, Isa também faz sucesso pelas carreiras de modelo e atriz. Após participar de várias oficinas e cursos de teatro, ela encenou um trecho do livro "Flicts", de Ziraldo, e um monólogo do poema "O Vestido de Laura", de Cecília Meireles. A grande estreia de Isa como atriz aconteceu no tablado do Teatro Ferreira Gullar, em dezembro de 2022.

 “Eu subi no palco, fechei os olhos e consegui! Tem essa força em mim”, disse Isa.


Isa também conta que, desde a infância, tinha o sonho de ser modelo. “Quando eu era bem pequenininha eu amava, fazia fotos e entrevistas, e a minha mãe me deu esse apoio”, afirmou.

Sabendo que investir nessa carreira demandava tempo e cuidado, Samanta Matos começou a preparar a filha com tratamentos no fonoaudiólogo e com sessões de terapia ocupacional. Segundo Samanta, esses atendimentos auxiliaram para que Isa pudesse ter a desenvoltura que tem hoje.

 “A gente criou essa coragem de ir para as mídias, sabemos que demanda um tempo e um cuidado. A gente continua trabalhando com todos esses profissionais e também com essa outra parte de tirar algumas fotos, de virar modelo”, contou.

Fonte. g1.globo.com/ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário