quinta-feira, 20 de abril de 2023

Procon notifica supermercado após caso de racismo contra dona de casa em Imperatriz

O supermercado tem até 10 dias para apresentar sua versão dos fatos.

O Procon de Imperatriz, órgão ligado à Procuradoria-Geral do Município (PGM), notificou a rede de supermercados Mateus que constrangeu a dona de casa, Weslane Sousa, após ter sido acusada, injustamente, de furto. O caso aconteceu na terça-feira (19) no município a 629 km de São Luís.

A dona de casa alega ter sido vítima de racismo por parte de um funcionário do supermercado. O estabelecimento notificou o supermercado que tem até 10 dias para apresentar sua versão dos fatos, principalmente vídeos e imagens do sistema de câmeras de segurança do local, que possam comprovar a prática do furto.

Caso não há nenhuma prova que justifique a conduta do supermercado, será caracterizado a má prestação de serviço e o local ficará sujeito à multa, suspensão da atividade ou até mesmo cassação do alvará de funcionamento. Além disso, ele também pode ser acionado judicialmente pela vítima buscando indenização por danos morais e constrangimento.

 O gestor de fiscalização do Procon Municipal, Alessandro Lima, explicou que os estabelecimentos podem adotar medidas para coibir frutos e perdas nas suas dependências, desde que zelem pela dignidade da pessoa, sem exposição pública, vexatória ou constrangedora. O estabelecimento poderá, inclusive, responder por um processo administrativo estadual.

 O Procon afirma que procurou a vítima para orientar ela a formalizar uma denúncia contra o supermercado. A dona de casa também terá assistência jurídica para o caso.

 Fonte. g1.globo.com/ma 

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